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Projeto de monografia- TDAH

Na atualidade, encontram-se abundantes discussões a respeito do papel da família no desenvolvimento das crianças. Ainda cabe lembrar as inúmeras transformações pelas quais as configurações familiares vêm passando. Compreende-se, neste contexto, a importância dos papeis da família no desenvolvimento e na formação física, psíquica e social do sujeito.

Este estudo pretendeu discutir alguns aspectos relativos ao relacionamento das crianças com Transtorno de Déficit de Atencão/Hipecatividade com seus pais,assim como aspecros relativos à educação nessas farnílias. Segundo o modelo Ecológico Sistémico, todas as relações estão interligadas, refletindo e sendo-refletidas no ambiente em que se estabelecem. Dentro desse contexto, optou- se por enfocar as estratégias educativas utilizadas pelos pais dessas crianças, as relações que se. estabeleceram dentro das famílias de crianças com TDAH tendem a ser mais conflituosas devido ao stress causado pelo transtorno.

Os depoimentos dos pais corroboraram dificuldades apontadas na literatura no relacionamento e educação dessas crianças. Os pais afirmam claramente que dentre as maiores dificuldades que encontram, na educação dos filhos, está a de fazer com que eles cumpram regras e de estabelecer-lhes limites, sem que isso se torne um conflito constante.
Os pais buscam a melhor maneira de educar os seus filhos, passando a eles os valores e crenças que acreditam serem melhores e, para isso, urilizam-se das estratégias como um instrumento.
Ao educar os filhos, os pais e mães buscam com que eles desenvolvam competêncías que satisfaçam às necessidades do meio e da cultura em que se encontram inseridos. Compreendem-se dessa forma, a complexidade desse familiar, que está sobrecarregado pelo transtorno do TDA/H.

Os pais com filhos portadores de TDA/H, muitas vezes, encontram-se e, portanto, com dificuldade para utilizar as estratégias como as mais eficazes.
Dessa maneira, identificou-se a necessidade que esses pais apresentam de aí de orientação e apoio para darem conta das demandas que têm com essas crianças. Reforça-se a idéia, através deste estudo, da necessidade de um trabalho de rede que possa orientar o fortalecer essas famílias para as demandas do TDA/H. No caso desses pais, percebe-se o quanto necessitam de apoio, pois se mostram cansados nessa trajetória.

Uma maneira de possibilitar a melhora no relacionamento entre os pais e os fílhos com diagnóstico de TDA/H. Poderia se modificar a forma de chamar atencão dos filhos, buscando mais intervenções positivas do que negativas. Uma outra seria conscientizar esses pais sobre os benefícios de participarem de grupos de apoio,para que possam se fortalecer e trocar experiências com outras pessoas que passam por situações similares.

Quanto a hipótese das mães acharem que estressam mais que os pais não se confirmou.

Urge a necessidade de se oferecer suporte e orientação aos pais que possam avaliar as estratégias, procurando aperfeiçoá-las e, se for preciso, modificá-las em alguns aspectos para torná-las mais efetivas. Isso deveria ser realizado em conjunto com profissionais da área da saúde e educação,para o benefício das relações entre pais e filhos. Através da construção de novos conceitos e da promoção de uma melhor integração por meio de experiências,inclusive com outros pais, poderá favorecer-se uma promissora e, por que não dizer, prazerosa relação entre os pais e seus filhos portadores de TDA/H.

Parte do projeto de monografia-Conclusão.Terapia Sistêmica PUC/BH
Maria de Fátima Araujo Martins

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