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Arquivo mensal: abril 2013

Cadê Eu?

O BOM DE VIVER É TER PRAZER DE SER QUEM EU SOU.codependency

Cadê Eu? Cadê eu? perguntava-me. E quem respondia era uma estranha que me dizia fria e categoricamente: tu és tu mesma. Aos poucos, à medida que deixei de me procurar fiquei distraída e sem intenção alguma. Eu sou hábil em formar teoria. Eu, que empiricamente vivo. Eu dialogo comigo mesma: exponho e me pergunto sobre o que foi exposto, eu exponho e contesto, faço perguntas a uma audiência invisível e esta me anima com as respostas a prosseguir. Quando eu me olho de fora para dentro eu sou uma casca de árvore e não a árvore. Eu não sentia prazer. Depois que eu recuperei meu contato comigo é que me fecundei e o resultado foi o nascimento alvoroçado de um prazer todo diferente do que chamam prazer.

Clarice Lispector, in ‘Um Sopro de Vida’

Bom de Viver é…..

O bom de viver é fazer de um instante um momento inesquecível!

O bom de viver é fazer de um instante um momento inesquecível!

Bons Tempos Eram Aqueles… La Vie

…”Disse o homem:…

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….”Outra coisa:psicologia.Fui da primeira geração criada com psicologia.Nada de castigo-conversa.Ele rabiscou toda a parede?Está tentando expressar alguma coisa.E usou o batom da mãe?Ih, cuidado, uma surra agora pode deflagrar um processo de introjeção edipiana e traumatizá-lo para sempre.Também fui da primeira geração que,com a invenção da calculadora de bolso, não precisava decorar a tabuada.Resultado:Cresci sem a noção de duas coisas importantíssimas pecado e matemática.

“Cheguei tarde à infância e muito cedo à adolescência.A revolução sexual começou exatamente um dia depois que eu casei com a minha mulher porque era a única forma de poder dormir com ela.Nos casamos num sábado e a revolução sexual começou no domingo.Ainda tentei desfazer o casamento,já que não precisava mais, mas não deu, estava feito.

“Minha adolescência foi um martírio.Me lembro dela como uma única e interminável tentativa de desengatar sutiãs.Os sutiãs eram presos atrás de mil maneiras.Ganchos,presilhas,botões,soldas.Você precisava de um curso de engenharia para desengatá-los.Uma namorada minha usava um sutiã com uma fechadura atrás.Com combinação como um cofre,juro.Dezessete para a esquerda,cinco para a direita,rápido que a mãe vem vindo!Você, garoto, nem deve saber o que é sutiã.

“Eu pensava ser um jovem adulto sério,engajado nas melhores causas,talvez até um ativista político,um guerrilheiro.Quando cheguei à idade, os jovens adultos estavam cuidando das suas carreiras e das suas carteiras de ações.Fui da primeira geração que quando falava em ir para as montanhas queria dizer para o fim de semana.E a última a usar a palavra “alienação”, mas já sem saber bem o que queria dizer.

“Tudo bem, pensei.Vou me preparar para a velhice e os seus privilégios, com minha pensão e meus netos.Mas a Previdência está quase quebrando e minha aposentadoria é uma piada, e meus netos, quando me olham, parecem estar me medindo para um asilo geriátrico.E há meia hora que eu estou aqui chateando você com toda esta conversa e você ainda não se levantou para me dar o seu lugar.”

E disse o garoto:”Pô,qual é coroa?Esse negócio de dar lugar pra velho já era.”

E suspirou o homem:”Eu não disse?Também cheguei tarde à velhice.”borb3

A vida é feita de fases, achei interessante postar esse conto para ilustrar o que vivemos repetindo, “tempo bom era aquele”…..

As fases da vida tem o encanto próprio de cada uma delas.Bom mesmo é saber aproveitar o tempo que cada fase nos oferece, se realmente vivermos intensamente as peculiaridades e o encanto de cada uma delas.

Saber fazer a travessia entre as fases, com a certeza que usufruimos o melhor, que tiramos o “sumo” de cada uma delas.Sem nostalgias mas nos pegando rindo ou suspirando porque foi bom demais ter vivido e feliz por estar vivenciando novas experiências que a cada fase desabrocha trazendo novas possibilidades.

Na verdade o cantor e compositor Cazuza foi muito assertivo ao dizer, a “vida é um museu de grandes novidades”,voltando ao texto ele confirma isso quando cita o sutiã.O sutâ continua firme e forte só que ao invés de pressilhas hoje tem preenchimentos.
Com um olhar metafórico o sutiã foi queimado mas o feminino ainda está dentro de cada mulher por mais que a revolução feminina tenha trazido novidades, ainda vejo rituais e posturas que fazem parte do inconsciente coletivo feminino que se ajustaram à modernidade mas se repetem.

A vida é isso aí, um saber deixar o novo entrar sabendo que o que vivemos se vivemos de forma autêntica, focados em nós e não no que esperavam ou queríamos que vivêssemos,com certeza vale a pena.

La Vie(a vida) é um eterno perder e ganhar ou vice versa.

Corpo & Mente ,

De acordo com a OMS(Organização mundial de Saúde) a associação do uso de medicamentos conjuntamente com um tratamento psicológico é muitas vezes nescessária.

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A Terapia Cognitiva Comportamental é reconhecida pela medicina como a abordagem terapêutica mais eficaz nos tratamentos emocionais e psiquiátricos.

A Terapia Cognitiva modifica pensamentos por meio de correção de padrões de pensamentos e crenças inassertivas criando novos hábitos e comportamentos levando o paciente ao equilìbrio emocional.O estados emocionais e psíquicos influenciam a função cerebral ,assim terapeuta e médicos trabalham de forma interdisciplinar para um maior sucesso do tratamento.A terapia como os medicamentos são nescessários para o tratamento do cliente anti depressivos,ansiolíticos,estabilizadores de humor ação efetiva sobre o funcionamento dos neurônios e suas conexões em áreas específicas do cérebro.

Hoje dentro de uma lógica de integração Mente/Corpo a terapia é considerada pelos psicólogos e médicos como parte importante no tratamento de pacientes portadores de doenças,cardiovasculares,hormonais,de pele,câncer ,stress,distúrbios de humor,alimentares,TOC e distúrbios psicóticos .

Quando uma dificuldade emocional proveniente de qualquer mal funcionamento do corpo e da mente gera um estado bioquímico capaz de se manifestar por um quadro clínico se torna necessário pesquizar a condição psicológica e emocional pois estão diretamente ligados aos sintomas definidores da doença.
Os cuidados devem ser dispensados tanto ao corpo atingido quanto a mente(psiquismo abalado).

Estudos feitos através de tomografia computadorizada demonstraram que há uma conversão na estrutura concreta do córtex cerebral quando a pessoa sofre de distúrbios psicológicos e emocionais que vêm comprovar essa ligação entre mente e corpo e a necessidade de se buscar o tratamento psicológico e mendicamentoso associadamente.

Portanto trabalhar de forma interdisciplinar com médico, paramédicos e psicólogos é extremamente importante para aliviar os sintomas beneficiar e promover uma melhor qualidade de vida.

Mente sana, corpo sano!

Transtornos Psiquiátricos & TDAH-Como Lidar Com Eles?

TDAHSão vários os transtornos psiquiátricos infantis.Depressão,ansiedade,fobia,bipolaridade,TDAH.
O TDAH hoje em dia muito relatado é um transtorno em que podemos perceber a ligação de comorbidades associadas. Comorbidades são doenças associadas a outras como as citadas acima que estão ligadas ao TDAH, também podem surgir outros transtornos conjuntamente com o TDAH como o transtorno de conduta e desafiador opositivo.

O TDAH(Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é neurológico, genético, afeta uma em cada 20 crianças em todo o mundo, é sabido que perdura até a idade adulta e diminui com o passar dos anos.Um transtorno sério, se não tratado pode arruinar a vida da pessoa em todos os âmbitos estudantil, familiar, social,profissio-
nal, financeiro, afetivo e pessoal.Pode ser desencadeador de outros transtornos como depressão, fobia, bipola-
ridade.

São 3 os tipos de TDAH- O Desatento/Desatento-Impulsivo/Desatento-Impulsivo-Hiperativo (físico e/ou mental)

Há 111a este distúrbio vem sendo pesquisado apesar disto muitas crianças e adultos ainda são tratados com negli-
gência, taxadas de preguiçosas, desatentas, teimosas, esquisitas, nervosas, bagunceiras.

As mulheres predominam o estilo desatento, os homens o misto.Para melhor identificar deve-se procurar o especialista para aplicar testes e fazer uma boa entrevista diagnóstica.Psiquiatra ou neurologista e psicólogo
A terapia medicamentosa associada a terapia Cognitiva é fundamental para o sucesso do tratamento.É importante saber que existem vários graus de TDAH desde o mais leve até o mais severo.

Para melhor entender o TDAH pode se dizer, como Ana Beatriz Barbosa Silva cita no livro, Mentes Inquietas, transtorno da inconstância.O TDAH é extremamente inconstante, sempre está começando algo novo, multitarefas que quase sempre ficam por terminar.Esse acúmulo de tarefas é uma das variáveis responsáveis pela exaustão mental
e a protelação tão comum nos portadores deste transtorno.Sempre deixando tudo para depois.

Podemos entender o termo déficit como instabilidade de atenção, o que ocorre com a função da atenção do TDAH é que se por uma lado ele é desatento por outro ele é hiperfocado no que toca seu interesse espontâneo.Dificil-
mente vão focar algo que não lhes desperta interesse.

A mente do TDAH reage automaticamente, tem dificuldade de conter impulsos, é um impulso sem filtro.Para muitos um exagerado!Quanta energia, tanto para detonar quanto para reerguer.Muita alegria, muita tristeza, muita fé, muito desespero.

A hiperatividade se mostra como um motor que gira sem parar tanto nos movimentos físicos como na mente.Quando crianças não param quietas, adultos não têm paciência com nada.A mente fica agitada, os 2 estágios vivem numa montanha russa, sempre atrás de estímulos novos o que ao mesmo tempo acelera e deixa-os agitados.A monotonia e a rigidez cansa o portador de TDAH.

A dificuldade de lidar com o sono é uma constante a ser verificada neste transtorno.

Para lidar com o transtorno TDAH :
-Leia e informe-se o máximo.
-Coloque-se sempre no lugar do outro.Respeite o o jeito do outro.
-Seja sincero,diga o que sente.Sua hipersensibilidade pode distorcer os pensamentos.
-Aprenda a dizer não.Pare de acumular tarefas e promessas.
-Pare de protelar.Faça uma agenda e um caderno de anotações.
-Fique sozinho por algum tempo.Organize seus pensamentos.Não crie problemas como válvula de escape, explique que sair da rotina ajuda esfriar a cabeça.
-Controle sua compulsão.Faça exercícios físicos e relaxamento.
-Esteja ligado aos seus pensamentos e sentimentos, lembre-se que vez por outra vai estar envolvido por impulsos sedutores contenha-se.
-Siga o tratamento medicamentoso e terapêutico com disciplina.
-Crie estratégia de enfrentamento conjuntamente com seus pares mais próximos.Informe essas pessoas sobre o transtorno TDAH.
-Seja humilde e aceite ajuda na organização, controle e responsabilidades nas tarefas que necessitam de controle financeiro, administartivo ou que você tenha dificuldade de lembrar.
-Concentre-se na sua vida para não se perder nos problemas dos outros.Lembre-se de manter o foco.
-Preocupe-se com horário, adiante o relógio, peça ajuda para controlar a tendência de se atrasar.
-Mantenha um local para guardar cada coisa faça de imediato para seu cérebro aprrender e evitar de esequecer e perder os objetos.
-Procure parceiros que goste de gente de preferência.

Muito importante nunca usar o transtorno como ganho secundário para atingir e obter benefícios.O portador de TDAH é extremamente criativo, brincalhão, inteligente e se tratado tem condições de se realizar e desenvolver suas potencialidades.

Pais & Filhos-O Que é Amar?

A relação familiar sempre foi complexa. O papel dos pais é de realizar necessidades, não desejos dos filhos.

Cabe aos filhos entenderem que os pais antes de serem pais são casal, homem e mulher. duas crianças na chuva
Casal com desejos, alegrias, tristezas, frustrações, dúvidas, limitações, raivas, anseios.

Casal que precisa ser respeitado nas suas escolhas e modus vivendi independente da existência dos filhos e suas preferências.

Cabe aos pais lembrarem o motivo maior pelo qual a família foi construida,o momento em que se entregaram um para o outro movidos pelo amor.Se tornaram pais pela escolha do parceiro como objeto de amor.

Casal que precisa de espaço e tempo para namorar e sonhar.

Pais e filhos união de limite e respeito.

Isto é amar.

Trauma,o Stress que Mata.

Trauma SOLIDÃO um sofrimento psíquico intenso muitas vezes negligenciado que pode levar a morte prematura.Um termo banalizado, dito à revelia mas que causa danos graves á saúde levando ao stress pós traumático.

Transtorno relevado e difícil de ser tratado.O diagnóstico é complexo, cinco áreas do cérebro são afetadas.
A dificuldade se instala porque quando se fala em stress a primeira coisa que vem na cabeça é que o descanso,um tempo de férias resolve o problema.

Stress é um transtorno que adoece o corpo baixando a imunidade,causa mortis não identificada nos obituários.A OMS(Organização Mundial de Saúde) reconhece que o stress é responsável por mortes causadas por ataques cardíacos provenientes do stress tanto ou mais que o tabaco.Responsável por afastamento profissional e desencadeador de doenças psiquiátricas causa danos à saúde física e psíquica.

A história aponta através das guerras o drama do stress pós traumático vivido pelos os soldados sobreviventes.Estudos feitos nas forças armadas americanas apontam que soldados um a cada dia enviados para o Iraque cometem suicídio.

O stress pós traumático é caracterizado por recordações vividas de uma situação dramática mesmo que não seja evocada pela mente consciente.Situação que pode variar desde um assédio psíquico,agressão física,separações,falência,sensação de impotência ou humilhação,acidentes,assaltos,furtos até estrupos.

Violência social,falência,acidentes e estrupos estão no ranking de maior incidência de stress pós traumático.

O transtorno causa sensação de ansiedade intensa,medo,fragilidade emocional,dificulade de concentração,distúr-
bio de memória,insônia,pesadelos,agitação,depressão,ira,irritabilidade,rotina disfuncional,isolamento social,dependência de drogas lícitas e ilícitas.

É importante conscientizar que vítimas de stress devem ser cuidadas,valorizadas suas queixas e principalmente buscar ajuda antes que o stress pós traumático se instale pois quanto antes mais fácil de ser tratado.

O tratamento consiste no uso de medicamentos associados à terapia.A terapia é fundamental já que a mudança acontece a nível de pensamento e o problema é circunstancial.
A terapia Cognitiva a princípio ajuda o cliente a conviver com o sintoma diminuindo o sofrimento e melhorando a sua rotina de vida,orienta técnicas de relaxamento, de distração e reprogramação mental ao longo do tratamento.Na sequência trabalha o trauma e monta uma técnica estruturada para tratar o stress.

Trauma, um transtorno psíquicosocial.

A vida e o olhar que voce tem…

Olhar Da Vida

 

A Vida e ocasal alegre juntinhos olhando ceu Olhar que você Tem…
E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti.
F. Nietzche

Ansiedade. Um Mal Necessário!?

mulher vitória depois de sufocoMas afinal o que é essa sensação?

Ansiedade a princípio não é doença e sim um estado.É um estado emocional desagradável muitas vezes acompanhado pelo medo,desconforto às vezes não identificado com sentimentos desproporcionais e irracionais.

A ansiedade foca na preocupação principalmente com o futuro é seguida pela sensação de medo, os dois muitas vezes caminham juntos e não raras vezes provocam um efeito cascata.

Boa parte da ansiedade vem dos pensamentos, daí surge a necessidade de pensar com qualidade.Tendemos a catastrofizar , a distorcer a realidade quando entramos em estado de ansiedade criando nas nossas mentes pensamentos mágicos,são pensamentos improdutivos,irreais,que persistem e dá a sensação que não saimos do lugar.Sempre pensando a mesma coisa.

A sensação de medo é paralizante impedindo muitas vezes a tomada de atitude ou levando a protelar situações que deveriam ser resolvidas.

Crises de ansiedade podem ser ativadas por gatilhos,sendo estes alguma situação ou pensamento que nos lembre um fato vivenciado gerador de ansiedade.Os gatilhos são inconscientes prescisamos parar e analisar para entendermos melhor os nossos sentimentos e pensamentos então perceber esses mecanismos.

Há uma grande descarga de adrenalina no sangue com a função de preparar o corpo e a mente para entrar em ação quando entramos em estado de ansiedade, a manutenção desse estado gera o stress crônico, transtornos de pânico,TAG(transtorno de Ansiedade Generalizado).A depressão pode ser também ansiosa.
A ansiedade ser sintoma desses transtornos quando já estão instalados.

Pesquisas demonstram que um quarto da população mundial já nascem predispostas geneticamente a serem ansiosas, conjuntamente com os hábitos e as demandas da vida os níveis de ansiedade aumentam cada vez mais.

Saber lidar com nossas vidas e preocupações minimiza a ansiedade , melhora a qualidade de vida trazendo saúde , bem estar físico, mental e emocional.

Hábitos de vida como evitar cafeína,estimulantes como chás mate,verde,tabaco,refrigerantes como guaraná,coca cola , energéticos,tabaco, alguns medicamentos fitoterápicos e alopáticos estimulam o sistema nervoso central devem ser evitados.É importante se interar disso quando fizer uso desses medicamentos.
Àlcool em excesso no primeiro momento causa depressão do sistema nervoso mas depois gera ansiedade.

A insônia,falta de alimentação por tempo prolongado e a falta de execício físico também são fatores ansiogênicos.O organismo libera àcido lático quando ficamos com a sensação de fome gerando ansiedade.

Protelar atividades,acúmulo de tarefas, má administração do tempo e desorganização na vida pessoal e profissional devem ser observadas e administradas para evitar ansiedade.

Dificuldades emocionais como não saber colocar limites,dizer não, inflexibilidade, perfeccionismo,expor senti-
mentos, não tomar posição diante de fatos,excesso de culpa,desrespeito a si mesmo são motores geradores de ansiedade.

A ansiedade vai estar sempre presente inclusive numa escala normal para nos ajudar a emocionar diante da vida, buscar realizações e nos proteger diante do perigo.Importante é entender o que é e como lidar de forma produtiva com esse sentimento.

Podemos recorrer a ajuda de profissionais como psicólogos, psiquiátras quando for necessário.
A TC ( Terapia Cognitiva) é uma técnica muito usada para trabalhar os pensamentos e ajudar a elaborar o conhecimento. Conforme Bernard Rangé(baseado em estudos na Universidade de Boston) é a técnica mais eficáz para trabalhar os pensamentos e a cognição.

O terapeuta questiona os pensamentos inassertivos que geram os sentimentos ansiosos questionando crenças e comportamentos ,levando o cliente a ver a situações de forma diferente mais realista e assim mudam os pensamentos mágicos, ansiosos tornando-os mais assertivos.Associando técnicas de respiração e relaxamento.
É excelente para o tratamento do pânico, fobias e depressão e transtornos gerados pela ansiedade excessiva.

Mas não podemos reprimir totalmente a ansiedade as pessoas precisam do medo e da ansiedade para sobreviver .O segredo é descobrir o motivo e enfrentá-lo quando estiver incomodando.

Uma dica: dia 9 de março nos EUA é o dia do Pânico,nessa data vale tudo-surtar,gritar,botar a ansiedade para fora.Viva a vida no presente!

Entendo,compreendo.Mas como resolver o problema?

Muitas vezes entendemos mas não compreendemos ou compreendemos mas não sabemos como resolver tal situação.Podemos dizer que estamos racionalizando, mente processa mas não há uma internalização do conteúdo.Esse processo impede a mudança ou solução da situação pois ficamos preso ao sintoma.HOMEM PENSANDO

Podemos fazer uma analogia: a febre é o sintoma que sinaliza uma doença a racionalização sinaliza o que estamos passando mas não resolve a questão.

Falamos e pensamos obssesivamente, repetidamente como uma vitrola sintomatizando alguma coisa que está incomodando que foi ou não identificada mas não foi interpretada.Na verdade estamos desconectados com nosso eu interior,a “ vida não manifesta”.

Para melhor interpretarmos essa questão podemos partir do princípio que ao vivenciar um fato deve-se levar em conta o que se vê,o imperceptível e o que passou despercebido.Analizando essas variáveis constantes em toda experiência de vida a possibilidade de entendimento do fato torna se possível.

Diante dessa realidade compreender que uma mesma história tem versões diferentes é uma verdade; somos seres singulares portanto uma forma assertiva de buscar uma solução para o que está vivenciando é focar em si mesmo, na sua história, no seu pensamento pois o pensamento do outro é baseado no olhar dele e em suas crenças .Ouvir o outro é enriquecedor quando conseguimos ter uma escuta crítica e analítica da situação.

Partindo da perspectiva que priorizar a análise do fato é essencial e a si mesmo como agente proativo da situação com uma postura adulta, responsável,diligente, menos neurótica, independente de outras variáveis amplia a possibilidade de chegarmos a solução.Dessa forma estabelecemos o diálogo interno, organizamos os pensamentos, deixamos de racionalizar e introjetamos o que antes eram pensamentos soltos,confusos sem solução.

Portanto estarmos presentes em cada momento é essencial,isso acontece quando tomamos consciência de nosso ser,nos tornamos além da matéria e observamos a vida num sentido mais amplo.É essencial essa tomada de consciência para que insights aconteçam,pois quanto menor for o espaço entre a percepção e o pensamento,mais conscientes ficamos e deixamos de ser prisioneiros da nossa mente.

Existe várias formas de maximizar a capacidade de percepção, praticar a respiração diafragmátiga (longa),yoga, exercícios físicos, conectar consigo mesmo estando só,ater-se às coisas,tarefas e sentimentos, ao mundo que o rodeia, às pessoas, aos fatos, parar para percerber cada coisa ou momemto vivido.

Ao tomar banho preste atenção em cada movimento,ao conversar com alguém entregue-se a esse momento,ao trabalhar dedique seus pensamentos à sua tarefa, comece a perceber o céu,a natureza que o rodeia,esteja sempre presente,no aqui e no agora.

Como já disse,somos o que pensamos,somos a qualidade do que pensamos.

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