O Bom de Viver.com.br

Início » TERAPIA COGNITIVA » Entendo,compreendo.Mas como resolver o problema?

Entendo,compreendo.Mas como resolver o problema?

Agende Seu Horario

abril 2013
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Muitas vezes entendemos mas não compreendemos ou compreendemos mas não sabemos como resolver tal situação.Podemos dizer que estamos racionalizando, mente processa mas não há uma internalização do conteúdo.Esse processo impede a mudança ou solução da situação pois ficamos preso ao sintoma.HOMEM PENSANDO

Podemos fazer uma analogia: a febre é o sintoma que sinaliza uma doença a racionalização sinaliza o que estamos passando mas não resolve a questão.

Falamos e pensamos obssesivamente, repetidamente como uma vitrola sintomatizando alguma coisa que está incomodando que foi ou não identificada mas não foi interpretada.Na verdade estamos desconectados com nosso eu interior,a “ vida não manifesta”.

Para melhor interpretarmos essa questão podemos partir do princípio que ao vivenciar um fato deve-se levar em conta o que se vê,o imperceptível e o que passou despercebido.Analizando essas variáveis constantes em toda experiência de vida a possibilidade de entendimento do fato torna se possível.

Diante dessa realidade compreender que uma mesma história tem versões diferentes é uma verdade; somos seres singulares portanto uma forma assertiva de buscar uma solução para o que está vivenciando é focar em si mesmo, na sua história, no seu pensamento pois o pensamento do outro é baseado no olhar dele e em suas crenças .Ouvir o outro é enriquecedor quando conseguimos ter uma escuta crítica e analítica da situação.

Partindo da perspectiva que priorizar a análise do fato é essencial e a si mesmo como agente proativo da situação com uma postura adulta, responsável,diligente, menos neurótica, independente de outras variáveis amplia a possibilidade de chegarmos a solução.Dessa forma estabelecemos o diálogo interno, organizamos os pensamentos, deixamos de racionalizar e introjetamos o que antes eram pensamentos soltos,confusos sem solução.

Portanto estarmos presentes em cada momento é essencial,isso acontece quando tomamos consciência de nosso ser,nos tornamos além da matéria e observamos a vida num sentido mais amplo.É essencial essa tomada de consciência para que insights aconteçam,pois quanto menor for o espaço entre a percepção e o pensamento,mais conscientes ficamos e deixamos de ser prisioneiros da nossa mente.

Existe várias formas de maximizar a capacidade de percepção, praticar a respiração diafragmátiga (longa),yoga, exercícios físicos, conectar consigo mesmo estando só,ater-se às coisas,tarefas e sentimentos, ao mundo que o rodeia, às pessoas, aos fatos, parar para percerber cada coisa ou momemto vivido.

Ao tomar banho preste atenção em cada movimento,ao conversar com alguém entregue-se a esse momento,ao trabalhar dedique seus pensamentos à sua tarefa, comece a perceber o céu,a natureza que o rodeia,esteja sempre presente,no aqui e no agora.

Como já disse,somos o que pensamos,somos a qualidade do que pensamos.


9 Comentários

  1. Lucia A. Martins disse:

    Parabéns.Tenho acompanhado suas matérias particularmente tem me servido como terapia virtual.

    Curtir

  2. fatimapsicologiaecoaching disse:

    Parabéns pelo seu trabalho, estou amando.bjim

    Curtir

Muito obrigado pelo seu comentário, é sempre bom uma sugestão para novas matérias.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

CLIK PARA VER OS POSTS

%d blogueiros gostam disto: