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Ansiedade. Um Mal Necessário!?

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mulher vitória depois de sufocoMas afinal o que é essa sensação?

Ansiedade a princípio não é doença e sim um estado.É um estado emocional desagradável muitas vezes acompanhado pelo medo,desconforto às vezes não identificado com sentimentos desproporcionais e irracionais.

A ansiedade foca na preocupação principalmente com o futuro é seguida pela sensação de medo, os dois muitas vezes caminham juntos e não raras vezes provocam um efeito cascata.

Boa parte da ansiedade vem dos pensamentos, daí surge a necessidade de pensar com qualidade.Tendemos a catastrofizar , a distorcer a realidade quando entramos em estado de ansiedade criando nas nossas mentes pensamentos mágicos,são pensamentos improdutivos,irreais,que persistem e dá a sensação que não saimos do lugar.Sempre pensando a mesma coisa.

A sensação de medo é paralizante impedindo muitas vezes a tomada de atitude ou levando a protelar situações que deveriam ser resolvidas.

Crises de ansiedade podem ser ativadas por gatilhos,sendo estes alguma situação ou pensamento que nos lembre um fato vivenciado gerador de ansiedade.Os gatilhos são inconscientes prescisamos parar e analisar para entendermos melhor os nossos sentimentos e pensamentos então perceber esses mecanismos.

Há uma grande descarga de adrenalina no sangue com a função de preparar o corpo e a mente para entrar em ação quando entramos em estado de ansiedade, a manutenção desse estado gera o stress crônico, transtornos de pânico,TAG(transtorno de Ansiedade Generalizado).A depressão pode ser também ansiosa.
A ansiedade ser sintoma desses transtornos quando já estão instalados.

Pesquisas demonstram que um quarto da população mundial já nascem predispostas geneticamente a serem ansiosas, conjuntamente com os hábitos e as demandas da vida os níveis de ansiedade aumentam cada vez mais.

Saber lidar com nossas vidas e preocupações minimiza a ansiedade , melhora a qualidade de vida trazendo saúde , bem estar físico, mental e emocional.

Hábitos de vida como evitar cafeína,estimulantes como chás mate,verde,tabaco,refrigerantes como guaraná,coca cola , energéticos,tabaco, alguns medicamentos fitoterápicos e alopáticos estimulam o sistema nervoso central devem ser evitados.É importante se interar disso quando fizer uso desses medicamentos.
Àlcool em excesso no primeiro momento causa depressão do sistema nervoso mas depois gera ansiedade.

A insônia,falta de alimentação por tempo prolongado e a falta de execício físico também são fatores ansiogênicos.O organismo libera àcido lático quando ficamos com a sensação de fome gerando ansiedade.

Protelar atividades,acúmulo de tarefas, má administração do tempo e desorganização na vida pessoal e profissional devem ser observadas e administradas para evitar ansiedade.

Dificuldades emocionais como não saber colocar limites,dizer não, inflexibilidade, perfeccionismo,expor senti-
mentos, não tomar posição diante de fatos,excesso de culpa,desrespeito a si mesmo são motores geradores de ansiedade.

A ansiedade vai estar sempre presente inclusive numa escala normal para nos ajudar a emocionar diante da vida, buscar realizações e nos proteger diante do perigo.Importante é entender o que é e como lidar de forma produtiva com esse sentimento.

Podemos recorrer a ajuda de profissionais como psicólogos, psiquiátras quando for necessário.
A TC ( Terapia Cognitiva) é uma técnica muito usada para trabalhar os pensamentos e ajudar a elaborar o conhecimento. Conforme Bernard Rangé(baseado em estudos na Universidade de Boston) é a técnica mais eficáz para trabalhar os pensamentos e a cognição.

O terapeuta questiona os pensamentos inassertivos que geram os sentimentos ansiosos questionando crenças e comportamentos ,levando o cliente a ver a situações de forma diferente mais realista e assim mudam os pensamentos mágicos, ansiosos tornando-os mais assertivos.Associando técnicas de respiração e relaxamento.
É excelente para o tratamento do pânico, fobias e depressão e transtornos gerados pela ansiedade excessiva.

Mas não podemos reprimir totalmente a ansiedade as pessoas precisam do medo e da ansiedade para sobreviver .O segredo é descobrir o motivo e enfrentá-lo quando estiver incomodando.

Uma dica: dia 9 de março nos EUA é o dia do Pânico,nessa data vale tudo-surtar,gritar,botar a ansiedade para fora.Viva a vida no presente!


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