O Bom de Viver.com.br

Início » PSICOLOGIA » Amigos ou Boa Alimentação? O Que é Mais Saudável.

Amigos ou Boa Alimentação? O Que é Mais Saudável.

Agende Seu Horario

maio 2013
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Especialista em medicina psicossomática e professor da Universidade Técnica de Munique Peter Henningen enfatiza que o alimento emocional trabalha as áreas do cérebro.O toque amoroso e delicado tem enorme impacto sobre o cérebro ele é detectado pelas fibras nervosas específicas traduzindo estímulos como sons ,cheiros,sabores e toques em emoções.A partir dessas informações diminui hormônios stressores , aumentando o bem estar liberando noradrenalina neurotransmissor responsável pelo sistema de alerta e vigília protegendo o envelhecimento dos neurônios do hipocampo, que ocorre ao longo da vida.

Um simples abraço aumenta a liberação de oxitocina,hormônio que facilita a aproximação entre as pessoas,reduz medos e fobias e nos torna mais confiantes. amigos

A presença de um “outro na nossa vida “ensina” o cérebro a formar uma resposta saudável diante das adversidades, estimula o otimismo, regula a ansiedade e respostas exageradas ao stress.

Mais curioso é que o afeto, carinho se propaga de uma geração para outra se recebemos carinho, desde cedo o cérebro alcancará uma melhor “regulagem” do sistema de resposta a situações difíceis que causam medo e ansiedade.E também criará mais possibilidade de desenvolver relacionamentos afetivos no futuro.

O que sentimos é resultado da capacidade do cérebro de alterar a si mesmo e ao corpo à simples visão de uma pessoa , animal ou objeto.

A inserção social e a certeza de que é possível contar com amigos,desfrutando de uma relação de apoio e troca, muitas vezes é até mais importante que os alimentos que ingerimos.Uma comida saudável quando estamos deprimidos traz menos benefício que uma costeleta de porco quando estamos otimistas,diz o Dr. Peter Henningen.

Relações afetivas estáveis estimulam a saúde mental e física e até prolongam a vida, pesquisa realizada na Escola de saúde pública de Harvard provaram que a substância interleucina6 causadora de doenças cardiovasculares são muito menores no organismo de pessoas que convivem sendo o inverso com os solitários.

O afeto, o carinho, a confiança mútua, o estar juntos, o companheirismo, a troca, o sentir amado, a inclusão, o grupo nos faz sentir ser humanos .Resgata os sentimentos primários adquiridos desde o ventre materno quando nos sentíamos protegidos e cuidados.

O amigo nos traz o primeiro e mais saudável alimento, o amor.Quando nos sentimos equilibrados conseguimos nos amar e amar o outro.

A alimentação é resultado do nosso equilíbrio psiquícoemocional.


3 Comentários

  1. Maria dos Reis disse:

    Querida, a cada dia, você nos surpreende com mensagens mais maravilhosas que outra…Sempre vem falar ao coração, aquilo que mais precisamos ouvir no momento.Obrigada,messssssmo.Bjos.Maria dos Reis

    Curtir

  2. alda disse:

    Interessante é ver que na pratica, temos fome mesmo é de gente, de abraços, de sorrisos, de colo. Somos um ser social. Com amigos tudo é bom e o que é ruim fica mais suportável.

    Curtir

  3. Como dizia o Jesus, Freud, Einstein, o papa Francisco, tudo precisa ser alimentado pelo amor.Certíssima Alda .

    Curtir

Muito obrigado pelo seu comentário, é sempre bom uma sugestão para novas matérias.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

CLIK PARA VER OS POSTS

%d blogueiros gostam disto: