O Bom de Viver.com.br

Início » TERAPIA COGNITIVA » Como Controlar o Humor?

Como Controlar o Humor?

Agende Seu Horario

maio 2013
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

MENTE 1Para a ostra um corpo estranho faz com que ela crie algo novo e belo assim como para nós a mente pode ser o veículo para transformar os desconfortos em qualidade de vida.Saber usar o poder da mente é a chave para se obter qualidade de vida e sucesso.

A mente processa nossos pensamentos e através dela podemos controlar nosso humor e superar qualquer situacão pois na verdade a situacão em si não é o fator principal no comando da nossa vida.

Para exemplificar comparamos uma mesma situacão entre 2 pessoas diferentes: 2 empresários passaram por um processo de falência ,o primeiro deprimiu buscou ajuda e superou .O segundo deprimiu desesperou, não conseguia ver solucão, suicidou-se. Situacão igual, pensamentos diferentes portanto comportamentos diferentes.

A mente controlando o humor.

Os pensamentos são modulados na mente, a terapia cognitiva comprova empiricamente este processo através da compreensão dos cinco aspectos da

vida.

AMBIENTE: reacões físicas- PENSAMENTO – estado de humor

comportamento

De acordo com o Center for Cognitive Therapy ,Newport Beach, CA essas cinco áreas estão interligadas e cada aspecto influência o outro.Uma funcão básica da terapia cognitiva é a de que a percepcão de determinado acontecimento ou experiência afeta fortemente nossas respostas emocionais, comportamentais fisiológicas.Para entender melhor esse processo é preciso saber o conceito de cognicão.O termo “cognitivo”significa “processos de conhecimento ou seja pensamento ou percepcão.Portanto a forma como você pensa é como percebe a vida e os fatos e seu comportamento é o resultado disso.

Tudo isso é processado na mente, uma mente “equilibrada” é o caminho para a saúde mental , física e psíquica.O equilíbrio da mente passa pelo processo de identificacão desses cinco componentes para identificar a sua dificuldade e ajudá-lo a trabalhar as áreas que precisam de mudancas.

Uma das estratégias da terapia cognitiva é usar questionários para identificar crencas, pensamentos e emocões. Para o cliente aprender a testar o significado e a funcionalidade dos pensamentos diários.Mudar padrões de pensamentos que aprisionam os a humores,comportamentos ou relacionamentos disfuncionais.

Quando conseguimos identificar nossos pensamentos ficamos mais hábeis e ágil, com a mente alerta para controlar a necessidade de buscar resolucão dos nossos problemas.Organizando melhor nossos pensamentos fazemos mudancas no padrão de nossos comportamentos.

Quando mudo o meu mundo muda.Terapia cognitiva nada mais é que transformar pensamentos e comportamentos através do conhecimento e percepcão para sua mente reconstruir seu mundo.

Uma Dica útil para ajudar a identificar as cinco áreas para resolucão de problemas.

Questionário para identificar as 5 áreas:

Mudancas ambientais/Situacões de Vida: Ultimamente, tenho experimentado qualquer mudanca?Quais foram os eventos mais estressantes para mim no último ano? Nos últimos 3a, 5a? Na minha infância, algo relevante? Estou passando por quaiquer dificuldades duradouras ou atuais( incluindo ser discriminado ou molestado por outros?)

Reacões Físicas: Tenho quaisquer sintomas físicos que me incomodam,tais como mudancas em nível de energia, apetite e sono, bem como sintomas específicos , tais como flutuacões no rítimo cardíaco, dores no estõmago, sudorese, tontura,dificuldades respiratórias,dor ou problemas hormonais?

Humor: Que palavras isoladas descrevem meu estado de humor ?(triste,nervoso,raivoso,angustiado,deprimido,culpado,envergonhado,pensativo,estressado)

Comportamento: Que coisas eu faco que gostaria de mudar ou melhorar? No trabalho? Em casa? Em casa? Com amigos? Em mim mesmo? Evito situacões ou pessoas quando poderia ser vantajoso para mim estar envolvido?

Pensamentos: Quando tenho estados de humor fortes, quais pensamentos tenho a respeito de minha própria pessoa? Sobre outras pessoas? Meu futuro? Quais pensamentos interferem na realizacão de coisas que eu gostaria de fazer ou acho que deveria fazer? Quais imagens ou lembrancas me vêm ä mente?

Questionário,Dicas úteis; A Mente Vencendo o Humor, de Dennis Greenberger e Christine A. Padesky. 1995 The Guilford Press


4 Comentários

  1. muito curioso. vou tentar tresponder ese questionário

    Curtir

  2. Maria dos Reis disse:

    Fátima,querida! Como Controlar o humor,texto como sempre muito interessante,esclarecedor.Quem nunca teve contato com a psicoterapia cognitiva,tem uma informação sobre o tema, bem concisa, precisa.Obrigada por tudo.Bjos.

    Curtir

  3. Olá. Você conhece bem a linha Cognitiva.Está sempre buscando crescimento na área humana se atualizando através de leitura, cursos, agradeco seu comentário.Grande abraco.

    Curtir

Muito obrigado pelo seu comentário, é sempre bom uma sugestão para novas matérias.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

CLIK PARA VER OS POSTS

%d blogueiros gostam disto: