O Bom de Viver.com.br

Início » 2013 » junho

Arquivo mensal: junho 2013

Como Dormir Soluciona Problemas?Dicas.

Gostaria de saber se naHistória do mundo alguém fez greve de sono? Se vocês leitores souberem por favor me informem.

sono

O velho ditado, “nada melhor que uma boa noite de sono” para resolver um problema realmente é verdade.Comprovado pela neurociência o sono organiza a mente .”Dormir e pensar no assunto” é uma ótima solucão para nossos problemas .

Enquanto dormimos o cérebro continua em atividade, processa e seleciona informacões vivenciadas durante o dia; fortalece o sistema imunológico, fixa aprendizados, melhora a memória selecionando as lembrancas que devem ser esquecidas e possibilita a solucão de problemas que nos afligem durante a vigília.

Isto tudo acontece porque o cérebro continua processando as informacões que vivenciamos durante a vigília enquanto dormimos. Além de vivenciá -las, ordena e as grava para que facam sentido na nossa vida e possamos aproveitá-las no futuro.

Os cientistas acreditavam que ao dormirmos o cérebro desligava mas com as pesquisas dos fisiologistas Eugene Aserinsky e Nathaniel Kleitman, da Universidade de Chicago, essa realidade mudou radicalmente . Estes fisisiologistas descobriram as variacões das atividaes cerebrais durante o sono.Na fase REM ,as ondas cerebrais são muito semelhantes as das produzidas durante a vigília.

Com a evolucão no estudo do sono descobriram que durante o sono de ondas lentas os neurônios funcionam de forma diferente do sono REM.Conclusão nas 24 horas do dia o nosso cérebro trabalha normalmente.

Descanso obrigatório, enquanto estamos adormecidos o sistema nervoso realiza as etapas mais difíceis de uma tarefa até torná-las automáticas, durante o período de sono regular ou seja no mínimo de seis horas por noite.O cérebro aprende enquanto dormimos, seleciona e equilibra lembrancas conflitantes “decidindo” o que devemos vivenciar ou não.

O sono tem um papel essencial na memória emocional, isso acontece em funcão das mudancas nas conexões sinápticas através de uma potencializacão de longo prazo, que fortalece as ligacões neuronais.

Dormir pouco prejudica os processos cognitivos. Portanto para a terapia cognitiva beneficia dessas descobertas da neurociência que se tornam relevantes, sendo que a cognicão (conhecimento), depende essencialmente de ferramentas e da memória mnêmica para que o cérebro e a mente possam equilibrar-se como ponto de partida no processo da terapia .

Durante o sono a “escuridão” tem um papel importante pois há uma liberacão de hormônio e o organismo passa por uma “faxina”, daí a importância de dormir bem para que possamos vivenciar os vários ciclos do sono.Como cita Nuno Cobra, se os “faxineiros” chegam e estamos acordados parte do organismo fica sem a limpeza necessária.

Durante o sono podemos ter insigts, evocarmos lembrancas, recordar fatos como levantar de manhã e lembrarmos onde deixamos certo objeto que não conseguíamos saber anteriormente. Resolucão de problemas e ativar a mémoria dedutiva também acontece ao dormirmos o que favorece o pensamento crítico e a intuicão na vida diária.

Porque se torna essencial dormir? Para a mémoria é essencialmente necessário pois o cérebro precisa desligar dos estímulos externos para os recursos cerebrais serem ativados. Emocionalmente os conteudos dos sonhos os conteúdos são muito ricos de significados e acretitamos que a mente tem uma parte sábia que trabalha para a resolucão de nossos problemas.Os outros benéficios citados aproveitam também de uma boa noite de sono.

Dicas: Procure dormir no mesmo horário .

Pelo menos 3 vezes por semana durma por volta das 11 hs da noite.

Faca refeicões leves antes de dormir.

Procure dormir no escuro ou seja com as luzes apagada.

Evite ingerir muito líquido antes de dormir para não acordar no meio da noite.

Evite programas e leituras pesadas ou trágicas antes de dormir.

Anote o que tem que fazer ou que te preocupa para evitar de pensar ao deitar.

Crie uma rotina para dormir

Dormir para o dia nascer feliz!

%d blogueiros gostam disto: