O Bom de Viver.com.br

Início » Auto conhecimento » Por que Dormir é Terapêutico? Mente e Terapia

Por que Dormir é Terapêutico? Mente e Terapia

Agende Seu Horario

janeiro 2014
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Tenho trabalhado com meus clientes a “arte de parar”, sim “arte”. Parar, escutar o silêncio nos tempos de hoje tornou-se artigo de luxo. Para ouvir, refletir, pensar e percebermos nós mesmos e o externo é necessário parar, o que para muitos significa perder tempo, ser improdutivo.ronco

A pequena parada depois das refeições,tirar um cochilo. Dormir mais cedo e mantendo uma constância no horário de deitar, favorecer um sono tranquilo para que a mente descanse e o cérebro possa realizar todas as fazes do sono. Para que o cérebro, a mente, durante o sono possa sonhar e fazer a limpeza do que precisa ou não ficar em nossa memória.

O barulho intenso do trânsito, alertas dos aparelhos celulares, o uso de gadgets até  a facilidade de  sacar a câmera  destes aparelhos para fotografar e o uso excessivo de eletrônicos, internet e gadgets têm contribuido para nos deixar cada vez mais plugados no externo e menos voltado para nosso mundo interno. Em um mundo cheio de ruídos a distração nos torna cada vez mais distantes da assertividade.

Não é de se admirar que as pessoas estejam queixando de estar com problema de memória, cansaço mental. Ouvindo uma cliente que tem problema de audição, ela argumentou que tem dificuldade de usar o aparelho nos ouvidos por causa do barulho que o mundo faz. Idosa , o mundo dela era mais silencioso que nos tempos modernos.

O cérebro precisa de associar  coisas, elementos, situações, os sentidos e as impressões pessoais para memorizar. A memória é abstrata, construída através das atividades neuronais. A repetição da experiência vivida é essencial para que seja armazenada.

Como constatou a psicóloga Linda Henkel ao se concentrar atenção genuína em algo, aquilo ficará na sua memória. Pesquisa feita pela psicóloga com estudantes fotografando peças de museu levou a constatação que a preocupação em fotografar deixa muitas vezes as pessoas perderem detalhes das peças deixando para depois o o ato de observar como o acesso exagerado da internet. Essas “artimanhas” acabam sendo usadas como muletas para as pessoas prejudicando a memória, a medida que se evocarmos lembranças  o cérebro será  ativado e fará associações.

O filósofo suíço Max Picard afirma que nada mudou mais a natureza do homem quanto a perda do silêncio. ” O silêncio é o início de tudo. De onde surge a criação, a saúde física e mental, o auto conhecimento, a paz interior. O ritmo acelerado e ruidoso causa muitas vibrações mentais, dificultando a coerência de pensamentos, aumentando o ruído interno.A nossa prática mental reflete muito no ambiente externo.”

Reeducar nosso tempo e a quietude tornou-se tão necessária que grandes empresas como  a Nike, tem incentivado seus funcionários a pararem um pouco antes de reuniões, enviar emails importantes, fazerem  pausas para mentalizar situações e sentimentos agradáveis. Dentro de hospitais estão sendo criados espaços para as pessoas  participarem de programas de relaxamento e energização para maximizar a qualidade dos tratamentos.

O empreendedor loic Le Meur criou um programa hoje utilizado pelas empresas para ensinar as pessoas desligarem. O programa pode ser baixado através de um aplicativo, é chamado de Get Some  headspace. Silenciar para diminuir ansie- dade , o stress e melhorar a performance. 

Nessa busca de parar para silenciar é importante respeitarmos o tempo de cada um para que do seu jeito e do seu modo o ser humano encontre seu  caminho para canalizar e revitalizar suas energias.

Parar para buscar a  sanidade e a paz interior.O coração só escuta quando se faz silenciar.


Muito obrigado pelo seu comentário, é sempre bom uma sugestão para novas matérias.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

CLIK PARA VER OS POSTS

%d blogueiros gostam disto: