O Bom de Viver.com.br

Início » Auto conhecimento » Sentimento de Culpa- Será Que Precisa Ter Um Culpado?

Sentimento de Culpa- Será Que Precisa Ter Um Culpado?

Agende Seu Horario

julho 2014
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

CAUSAS DO SENTIMENTO DE CULPAculpa
Culpa vem sempre de “mãos dadas” com insegurança e sentimento de incompetência. Ou seja, quando percebemos culpa estamos olhando para uma total falta de confiança em si próprio. Sendo assim as pessoas sentem culpa por tudo o que as faz sentir que não fizeram o suficiente, o amigo que não está bem “Eu poderia ajudar este amigo”, o chefe que está atolado “Eu poderia ficar até mais tarde”, o filho que não vai bem na escola “Eu deveria passar a noite estudando com ele”, etc.
Mas percebo uma forte foco de culpa relacionada à família. As pessoas estão tendo menos filhos, ou tendo filhos mais tarde, pela necessidade de dar prioridade à carreira precisam de tempo para trabalhar até mais tarde, estudar mais, ter a cabeça voltada para projetos profissionais, e quando menos percebem estão com seus pais idosos, precisando de ajuda e não conseguem dar esta atenção. Esta é a hora que bate a culpa, pois além de estar sem tempo para cuidar deles ainda percebem que não constituíram sua própria família, o que faz muita falta.
Ainda no que se refere à família, percebo na prática clinica que muita culpa aparece nos momentos de separação. Ainda somos criados para o doce “foram felizes para sempre”, mas essa não é a realidade para muitos. Interromper um relacionamento sempre é muito doloroso, e o principal componente para essa dor é a culpa. Pensamentos do tipo “será que eu falhei?”, “o que eu poderia ter feito?”, “onde errei?”, são todos pensamentos de indicam forte culpa.
A culpa pode ser muito irracional, tem gente que sente culpa porque alguém que estava à sua frente na calçada tropeçou, “Como não adivinhei que esta pessoa precisaria de mim?”. Ela só não percebe que não adivinhou porque não existe bola de cristal.
Quais são as conseqüências da culpa na vida de uma pessoa?
A culpa é uma trava. A pessoa com sentimentos de culpa deixa de fazer coisas que não tem relação alguma com a situação inicial. Por exemplo, a pessoa que sente culpa por não conseguir mais tempo para ficar com os filhos não se dá o direito de ter seu lazer mesmo quando os filhos estão ocupados com outras coisas e ela está, teoricamente, com tempo livre.
A culpa faz a pessoa sentir que: “faça o que fizer nunca é suficiente”, Escola da Psicologia.

O sentimento de culpa leva o indivíduo a sentir mêdo, ansiedade, o que na maioria das vezes incapacita o a agir. A culpa paralisa e desencadeia pensamentos recorrentes, repetitivos que não levam a nenhuma resposta produtiva.

As pessoas muitas vezes pensam que têm controle de tudo e quando a situação foge do controle se sentem culpados por não poderem agir. Principalmente se as coisas não saíram da forma desejada.

A angústia se instala a medida que se sente frustrada diante do fato vivenciado  e impede um olhar crítico da situação. Temos tendência de classificar a vida, os fatos entre certo e errado o que é inacertivo se levarmos em conta que tudo é relativo. Verdades absolutas existem? Seria de bom termo  questionarmos se tal fato é bom ou ruim , pensando dessa forma conseguiremos evitar o sentimento de culpa e tornarmos agentes da ação.

Muitas vezes colocamos a culpa no outro o que nos impede de crescer e sermos menos neurotizados. O papel de vítima impede o crescimento pessoal

Será que existe culpa ou culpado?

 

 

Fonte: Escola de Psicologia


3 Comentários

  1. silvana disse:

    Muito assertiva a matéria, fantástica pq nos ajuda a rever conceitos e diminuir o sofrimento. Obrigada por isso.

    Curtido por 1 pessoa

Muito obrigado pelo seu comentário, é sempre bom uma sugestão para novas matérias.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

CLIK PARA VER OS POSTS

%d blogueiros gostam disto: