O Bom de Viver.com.br

Início » TERAPIA COGNITIVA » Transtornos Psiquiátricos & TDAH-Como Lidar Com Eles?

Transtornos Psiquiátricos & TDAH-Como Lidar Com Eles?

Agende Seu Horario

abril 2013
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

TDAHSão vários os transtornos psiquiátricos infantis.Depressão,ansiedade,fobia,bipolaridade,TDAH.
O TDAH hoje em dia muito relatado é um transtorno em que podemos perceber a ligação de comorbidades associadas. Comorbidades são doenças associadas a outras como as citadas acima que estão ligadas ao TDAH, também podem surgir outros transtornos conjuntamente com o TDAH como o transtorno de conduta e desafiador opositivo.

O TDAH(Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é neurológico, genético, afeta uma em cada 20 crianças em todo o mundo, é sabido que perdura até a idade adulta e diminui com o passar dos anos.Um transtorno sério, se não tratado pode arruinar a vida da pessoa em todos os âmbitos estudantil, familiar, social,profissio-
nal, financeiro, afetivo e pessoal.Pode ser desencadeador de outros transtornos como depressão, fobia, bipola-
ridade.

São 3 os tipos de TDAH- O Desatento/Desatento-Impulsivo/Desatento-Impulsivo-Hiperativo (físico e/ou mental)

Há 111a este distúrbio vem sendo pesquisado apesar disto muitas crianças e adultos ainda são tratados com negli-
gência, taxadas de preguiçosas, desatentas, teimosas, esquisitas, nervosas, bagunceiras.

As mulheres predominam o estilo desatento, os homens o misto.Para melhor identificar deve-se procurar o especialista para aplicar testes e fazer uma boa entrevista diagnóstica.Psiquiatra ou neurologista e psicólogo
A terapia medicamentosa associada a terapia Cognitiva é fundamental para o sucesso do tratamento.É importante saber que existem vários graus de TDAH desde o mais leve até o mais severo.

Para melhor entender o TDAH pode se dizer, como Ana Beatriz Barbosa Silva cita no livro, Mentes Inquietas, transtorno da inconstância.O TDAH é extremamente inconstante, sempre está começando algo novo, multitarefas que quase sempre ficam por terminar.Esse acúmulo de tarefas é uma das variáveis responsáveis pela exaustão mental
e a protelação tão comum nos portadores deste transtorno.Sempre deixando tudo para depois.

Podemos entender o termo déficit como instabilidade de atenção, o que ocorre com a função da atenção do TDAH é que se por uma lado ele é desatento por outro ele é hiperfocado no que toca seu interesse espontâneo.Dificil-
mente vão focar algo que não lhes desperta interesse.

A mente do TDAH reage automaticamente, tem dificuldade de conter impulsos, é um impulso sem filtro.Para muitos um exagerado!Quanta energia, tanto para detonar quanto para reerguer.Muita alegria, muita tristeza, muita fé, muito desespero.

A hiperatividade se mostra como um motor que gira sem parar tanto nos movimentos físicos como na mente.Quando crianças não param quietas, adultos não têm paciência com nada.A mente fica agitada, os 2 estágios vivem numa montanha russa, sempre atrás de estímulos novos o que ao mesmo tempo acelera e deixa-os agitados.A monotonia e a rigidez cansa o portador de TDAH.

A dificuldade de lidar com o sono é uma constante a ser verificada neste transtorno.

Para lidar com o transtorno TDAH :
-Leia e informe-se o máximo.
-Coloque-se sempre no lugar do outro.Respeite o o jeito do outro.
-Seja sincero,diga o que sente.Sua hipersensibilidade pode distorcer os pensamentos.
-Aprenda a dizer não.Pare de acumular tarefas e promessas.
-Pare de protelar.Faça uma agenda e um caderno de anotações.
-Fique sozinho por algum tempo.Organize seus pensamentos.Não crie problemas como válvula de escape, explique que sair da rotina ajuda esfriar a cabeça.
-Controle sua compulsão.Faça exercícios físicos e relaxamento.
-Esteja ligado aos seus pensamentos e sentimentos, lembre-se que vez por outra vai estar envolvido por impulsos sedutores contenha-se.
-Siga o tratamento medicamentoso e terapêutico com disciplina.
-Crie estratégia de enfrentamento conjuntamente com seus pares mais próximos.Informe essas pessoas sobre o transtorno TDAH.
-Seja humilde e aceite ajuda na organização, controle e responsabilidades nas tarefas que necessitam de controle financeiro, administartivo ou que você tenha dificuldade de lembrar.
-Concentre-se na sua vida para não se perder nos problemas dos outros.Lembre-se de manter o foco.
-Preocupe-se com horário, adiante o relógio, peça ajuda para controlar a tendência de se atrasar.
-Mantenha um local para guardar cada coisa faça de imediato para seu cérebro aprrender e evitar de esequecer e perder os objetos.
-Procure parceiros que goste de gente de preferência.

Muito importante nunca usar o transtorno como ganho secundário para atingir e obter benefícios.O portador de TDAH é extremamente criativo, brincalhão, inteligente e se tratado tem condições de se realizar e desenvolver suas potencialidades.


4 Comentários

  1. Mariza Alves Pereira Coutinho disse:

    Oi Fatinha, estou adorando te “acompanhar”.
    Estas orientações, tem feito um bem enorme.
    grande abraço.
    Mariza Coutinho

    Curtir

  2. judite cabral disse:

    to fazendo meu TCC com esse tema TDAH, e descobri que tenho essas caracteristicas. sou casada e ninguem me entende, nossa preciso de ajuda.

    Curtir

    • Boa tarde. Sou especialista em TDAH, aplico testes e trabalho com terapia própria para este transtorno neurológico. Posso te ajudar. Realmente muitas vezes nos sentimos assim mas fique tranquila e só aprender a lidar. O importante é saber se realmente é portadora ou não do transtorno. Um diagnóstico acertivo para que possa se sentir tranquila e lidar bem consigo mesma. Art.

      Curtir

Muito obrigado pelo seu comentário, é sempre bom uma sugestão para novas matérias.

CLIK PARA VER OS POSTS